
01
Por que existimos?
02
Quais problemas ajudamos a resolver?
03
Por que nossa atuação é importante?
04
Como contribuímos para
mudar a vida das juventudes?
Nossa história
Do confluir entre a floresta, os rios e o asfalto, nasce o Instituto COJOVEM, caracterizada pela sua diversidade, pluralidade e força em enxergar nas juventudes indígenas, quilombolas, negras, periféricas e LGBT+ a força motriz para fomentar o processo de inovação rumo ao fortalecimento socioambiental de territórios e juventudes na Amazônia Legal, o qual apresenta o único bônus demográfico do Brasil.
A COJOVEM é uma iniciativa que surgiu da inquietação de 4 Embaixadores da ONU, formados pelo Programa Embaixadores da Juventude do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC/ONU): Karla Braga; Thais Golveia; Mateus Botelho e; Mattheus Silva.
A formação selecionou jovens líderes da região amazônica para participarem de capacitações que visam os tornar agentes multiplicadores do engajamento juvenil em suas localidades, estimulando a liderança para a promoção dos Objetivos do Desenvolvimento da Agenda 2030 e, também, os tornar aptos a ocupar lugares de representatividade, como porta-vozes da juventude em assembleias internacionais da ONU.
Nossas atividades começaram em 2020, durante a pandemia da COVID-19, no Estado do Pará, o qual rapidamente foi escalado para o global, com foco, acima de tudo, nas mudanças socioambientais a longo prazo e seus impactos nos territórios amazônicos tendo em vista que esse processo tem sido acompanhado pela violação de direitos das juventudes, os quais são os guardiões do amanhã que terão que lidar com os impactos da crise climática por mais tempo junto às crianças.
Essas diferentes vozes se uniram para compartilhar conhecimento, aumentar a ambição de líderes e tomadores de decisão através do desenvolvimento de pesquisas e ações de advocacy em prol da Amazônia e seus povos.
Em 2021, a COJOVEM obteve sua oficialização como Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, com foco especial no Estado do Pará. Em 2023 ampliamos nossa atuação para Amazônia Legal, nossos programas e projetos expande seus alcances sendo formulados para os 9 estados da amazônia brasileira.

Missão
Atuar pela garantia dos direitos socioambientais das juventudes amazônidas por meio da advocacy, pesquisa e formação para o fortalecimento de territórios resilientes e sustentáveis.
Visão
Ser uma instituição de referência nacional em advocacy e pesquisa de juventudes na Amazônia.
Valores
Protagonismo de juventudes; Cooperação multisetorial; Respeito aos direitos humanos; Promoção das diversidades; Justiça socioambiental.
Quem faz a
